Atendimento das gestantes pelo SUS

 As mulheres que suspeitam de gravidez devem procurar a Unidade Básica de Saúde – UBS ou a Unidade de Saúde da Família – USF próxima a sua residência e solicitar a enfermeira um exame de urina para comprovação.

No caso positivo é feito a matricula dessa gestante na Unidade de Saúde e aberto um cartão da gestante com um número do SIS Pré-Natal no qual é anotado: doenças anteriores, dados da gestação atual, resultados de exames, data provável do parto, crescimento do bebê e o agendamento de consultas. Esse cartão é fornecido na primeira consulta de Pré Natal e dá direito as grávidas a atendimento em qualquer hospital/maternidade conveniado com o SUS e agendamento e consulta garantida na Unidade de Saúde em que esteja matriculada.

As gestantes atendidas pela rede pública obtêm exames custeados pelo SUS. O primeiro exames realizados são para detectar as doenças, tais como: Sífilis, Hepatite, HIV, Toxoplasmose, e as gestantes com resultados positivos são encaminhadas as Unidades de Referência para seguimento especifico e as gestantes que não necessitam de acompanhamento em Unidades de Referências são acompanhadas pelo médico da Família ou médico Generalista e pelo Enfermeiro da Unidade de Saúde.

As gestantes hipertensas, diabéticas, gestantes com mais de trinta e cincos anos ou gestantes com menos de 18 anos, são atendidas no setor de alto risco das maternidades do Hospital dos Fornecedores de Cana ou Santa Casa de Piracicaba, hospitais conveniados com o SUS, onde irão realizar as suas consultas de Pré-Natal.

São oferecidos um exame de ultra-sonografia, pelo SUS para avaliação da gestação, porém se o médico achar necessário a realização de outros, serão solicitados com guia de referencia e justificativa.

As medicações receitadas durante o período de gravidez, em sua maioria, encontram-se disponíveis na farmácia da Unidade.

Em Piracicaba, existem médicos generalistas nas Unidades de Saúde da Família – USF, que atendem à população e as grávidas.

Michaella Frasson

Leandro Luís Penteado

2 comentários sobre “Atendimento das gestantes pelo SUS

  1. bruna baltieri disse:

    ola meu nome e bruna baltieri so moradora de sao pedro tenho 21 anos e to na quarta gestaçao começei meu pre natal aqui mas a medica disse que como eu tive 3 cesarias vai indo pra quarta e ariscada entao queria saber seu eu poderia fazer a continuaçao do pre natal em piracicaba e ter meu bebe ai tanbem por que aqui em sao pedro nao faz partos de risco

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: